Recomendações de atividade física para quem já teve câncer 

Em sobreviventes do câncer de cólon, reto, mama e próstata a atividade física de intensidade moderada a vigorosa realizada após o diagnóstico reduz o risco de mortalidade geral e específica por câncer;

Como seria essa atividade física: AO MENOS 150 minutos de atividade física moderada ou, AO MENOS, 75 minutos de atividade física vigorosa, ou ainda, uma combinação equivalente. 

E para ganhos adicionais da sobrevida por câncer e por todas as causas, recomenda-se mais de 300 minutos semanais de atividade física moderada ou 150 intensa, ou ainda a combinação, entre elas. 

Em resumo, precisamos nos mexer sempre! Mesmo que não consiga atingir a frequência mínima, deve-se praticar atividade física e progredir gradualmente. 

* Nos outros cânceres não temos tantos estudos científicos que comprovem com robustez da atividade física, mas de forma alguma isso contraindica ou seja prejudicial. Atividade física diminui mortalidade por diversas outras causas e reduz outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo. 

Geralmente a prática de atividade de física é tolerável e segura, inclusive durante o tratamento (quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal entre outras) e dever sempre ser estimulada e mantida durante toda a vida. 

A prática de atividade física o quanto mais precoce ajuda a reduzir os diversos efeitos colaterais e morbidades do tratamento com linfedema, fadiga, fraqueza, sintomas depressivos e ganho de peso. Além disso, também melhora qualidade de vida. 

O ideal seria a combinação de exercícios aeróbicos (caminhar, andar de bicicleta, dançar, correr, nadar) com exercícios de força muscular (musculação, pilates, exercícios funcionais) e de amplitude articular (alongamentos, Yoga, Tai-Chi). 

Iniciar com sessões de menor duração em tempo e esforço e ir aumentando gradualmente. 

Converse com seu médico antes de iniciar a prática de atividade física.

CUIDADOS E CONTRAINDICAÇÕES DA ATIVIDADE FÍSICA 

Quando a atividade física é contraindicada? 

  • Presença de infecções, incluindo celulites;
  • Hérnia ou infecções relacionadas a ostomias; 
  • Febre, dor intensa ou qualquer dor no peito ainda não investigada; 
  • Pessoas com sintomas de desequilíbrio: evitar atividade física mais intensa e de maior risco de queda; 
  • Pessoas com metástases ósseas, osteoporose ou ostomia devem evitar atividades de contato físico (futebol, basquete, luta, etc.) 

Cuidados e condições específicas ao tipo de câncer:

MAMA:

–  Atenção em casos de inchaço de braços e ombros, evitar em caso de dor intensa;

– Roupas/luvas compressivas podem auxiliar no conforto e segurança e são indicadas em caso de linfedema. 

– Atividades que aumentem força e flexibilidade são indicadas em caso de limitação em movimento de pescoço, ombros e braços por conta de cirurgia na mama ou na axila.

PROSTÁTA:

  • Pacientes em hormonioterapia, com osteoporose ou metástases ósseas – maior risco de quedas, fraturas e dor => evitar esportes de contato físico 
  • Se incontinência urinária e disfunção sexual pela retirada de próstata: exercícios de fortalecimento da região pélvica 
  • Em caso de inchaço (linfedema) na região pélvica ou nas pernas, pode ser indicado o uso de roupas/malhas compressivas durante a atividade física 

PULMÃO 

– Atividades aeróbicas podem ser desconfortáveis. Sugere-se atividades físicas fracionadas com progressão gradual do volume e intensidade. 

CÓLON e RETO 

– Atividade física deve ter interrompida em caso de hérnia ou infecção relacionada à ostomia