Atividades físicas e câncer

Na semana do Dia Mundial da Saúde e do dia da atividade física, a SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) publicou um guia sobre recomendações sobre atividade física e câncer. 

Quem já me acompanha aqui, sabe o quanto bato nessa tecla e reforço a importância. Por isso trouxe alguns pontos principais do guia. 

Atividade física protege contra o aparecimento do câncer, atenua sintomas adversos relacionados e aumenta a sobrevida e a qualidade de vida de seus sobreviventes. 

Quatros passos para prática de atividade física:

1)  Praticar ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada* ou ao menos 75 minutos semanais de atividade física vigorosa* ou, ainda, uma combinação atividades moderadas + vigorosas: reduz o risco de desenvolver câncer e a mortalidade por câncer 

2) Todo movimento conta! Mesmo que não atinja o mínimo recomendando, já haverá benefício para saúde

3) A prática de atividade física é tolerável e segura, tanto para quem está em tratamento quanto para quem já terminou. Deve ser individualizada de acordo com cada paciente e cada tipo de câncer.

4) Atividade física não é só academia de musculação. Encontre atividades ou esportes que sejam prazerosos você, como andar de bicicleta, dançar, passear com seu cachorro. 


 

____ 

No Brasil, aproximadamente 27% (114.496) casos e 34% (63.371 mortes) de todas as mortes por câncer poderiam ser evitadas mediante a promoção de um estilo de vida saudável, com não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, manter o peso corporal saudável e, praticar atividade física regularmente. (Rezende et al. 2019) 

Fonte: https://www.sboc.org.br/images/04.22—Guia-de-atividade-fisica-v12.pdf