Um estudo indiano mostrou dados positivos sobre associação de yoga junto com tratamento medicamentoso para enxaqueca.

Todos os pacientes recebiam tratamento medicamentoso para enxaqueca, porém metade deles praticaram yoga durante 3 meses juntamente com o uso de remédios, na tentativa de mostrar se há benefício do yoga em associação com remédios. 

Em comparação ao grupo que só recebeu tratamento medicamentoso, no grupo que praticou yoga e fez uso da medicação houve diminuição da intensidade e da frequência das cefaleias.

Yoga, uma das formas mais comuns de medicina integrativa e complementar, vem sendo cada vez mais praticado ao redor do mundo. É uma antiga prática indiana baseada nos princípios mente-corpo, já com benefícios conhecidos em vários tipos de enxaqueca.

O que me chamou atenção nesse estudo, é clareza como a união da medicina ocidental e oriental é benéfica. A medicina integrativa tem esse papel, práticas que se complementam sem ir contra o tratamento medicamentoso já comprovado cientificamente. 

Referência: Effect of yoga as add-on therapy in migraine (CONTAIN). A randomized clinical trial Anand Kumar et al Neurology May 2020, 10.1212/WNL.0000000000009473; DOI: 10.1212/WNL.0000000000009473